Conheça os 5 principais benefícios da escola integral

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

benefícios da escola integral

Os países mais desenvolvidos em relação à educação têm, em geral, uma característica em comum: o prolongamento das atividades escolares. Em vez de ficarem apenas as tradicionais 5 ou 6 horas na instituição, os alunos desses países tendem a passar boa parte do dia por lá.

Isso se deve aos benefícios da escola integral, que gera impactos que não podem ser ignorados. Ao matricular seu filho em uma desse tipo, o resultado positivo pode ser sentido facilmente.

Com isso, veja a seguir quais são as 5 principais vantagens dessa escolha e entenda por que é tão importante.

1. O aumento de rendimento é um dos benefícios da escola integral

Ficar mais tempo dentro da instituição de ensino é uma ação que contribui consideravelmente para a melhora do desempenho estudantil. Estando lá, é mais fácil estudar e rever conteúdos, tirar dúvidas e fazer as lições de casa com acompanhamento profissional.

Além disso, a interdisciplinaridade garante que os conceitos sejam fixados mais facilmente, o que contribui para a obtenção de resultados melhores. Não menos importante, passa a haver mais interesse por parte do aluno, o que leva a melhoras nesse sentido.

2. A prática de atividades extracurriculares também deve ser considerada

Outro entre os benefícios da escola integral é que ela não se foca apenas no ensino das disciplinas. Durante o horário considerado tradicional, há a transmissão de conteúdos. Porém, fora da sala de aula, há várias atividades extracurriculares que podem ser desempenhadas.

A prática de esportes (como natação, ginástica ou outros de equipe), oficinas de teatro e aulas de música são alguns dos exemplos. Tais atividades não apenas agregam ao currículo, mas favorecem o desenvolvimento de novas habilidades.

3. O melhor aproveitamento do tempo ocioso é outro ponto

O fato de os dias serem preenchidos por ações extracurriculares impede que o aluno fique sedentário dentro de casa, jogando videogame ou de frente para a televisão. Graças à atuação de profissionais especializados, é possível realizar tarefas pedagógicas e construtivas no lugar.

benefícios da escola integral

Isso traz mais controle e aproveitamento sobre o tempo livre do aluno, de modo a maximizar a produtividade. Isso não significa exigir demais da criança ou do adolescente, mas, sim, dar opções diversificadas para os momentos livres.

4. A segurança favorecida traz tranquilidade para todos

Uma das grandes preocupações de pais e responsáveis diz respeito à segurança dos alunos. Quando eles estão em instituições de horário mais curto, essa questão se potencializa, já que existe toda a volta para casa, a possibilidade de más companhias e assim por diante.

Com a escola integral, esse fator é eliminado. Em primeiro lugar, sabe-se exatamente onde o aluno está, de modo que ele seja observado por profissionais capacitados.

Além disso, há menos chances de a criança ou adolescente fazer alguma coisa errada ou perigosa, o contribui para a sua segurança — inclusive, a social.

5. A rotina dos pais fica facilitada

Em um mundo tão corrido, é comum que os pais sintam que não têm tempo o bastante com os filhos. As obrigações do trabalho e de outras áreas da vida fazem com que, muitas vezes, seja necessário contar com o apoio de amigos, familiares ou de uma babá para auxiliar o filho em idade escolar.

Com a escola integral, por outro lado, isso não acontece. Os pais conseguem trabalhar com mais tranquilidade, já que a instituição cobre o horário que, antes, precisaria ser preenchido por mais alguém.

Assim, todos voltam para casa prontos para compartilhar como foi o dia. Isso tudo acontece longe da sensação de que houve descuido, ausência ou falta de interesse.

Os benefícios da escola integral saem apenas da parte acadêmica e garantem, também, melhor aproveitamento de tempo e uma rotina muito mais vantajosa para os responsáveis. Assim, todos saem ganhando com uma escolha tão completa!

Já pensou em contar com os benefícios da escola integral? Conte nos comentários o que você acha!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×