5 dicas de como preparar seus filhos para o futuro profissional

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Colégio Boa Viagem 5 dicas de como preparar seus filhos para o futuro profissional

A preparação para o futuro profissional não deve começar na faculdade ou, pior, depois dela. É responsabilidade dos pais garantir que desde muito cedo os seus filhos estejam preparados para vencer os obstáculos que serão encontrados no mercado de trabalho.

Nesse sentido, algumas atitudes fazem a diferença para que, em breve, eles se destaquem entre os demais candidatos em uma seleção ou entre os profissionais de um mesmo ramo. A seguir, veja cinco dicas de como preparar seus filhos para o futuro profissional.

Garanta o ensino de outros idiomas

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, os conhecimentos são parte fundamental para um currículo rico, atrativo e que leve à contratação. Nesse sentido, saber mais do que um idioma é praticamente uma obrigação e a tendência é que o bilinguismo, no mínimo, passe a ser um requisito em boa parte do mercado.

Com isso, para preparar seus filhos para o futuro profissional é fundamental garantir o ensino de outros idiomas. Sendo o inglês o mais importante deles, vale a pena, inclusive, considerar escolher um colégio com formação bilíngue. Apostar em cursos de idiomas diferentes também é uma possibilidade ao longo do desenvolvimento da criança.

Ensine a importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe é outra competência muito valorizada no mercado de trabalho. Ambientes colaborativos são cada vez mais frequentes e, por isso, seus filhos devem estar prontos para assumirem as responsabilidades e os resultados com outras pessoas.

Desenvolver jogos que trabalhem essa habilidade ou mesmo optar por atividades, como as esportivas, que se relacionem a esse tipo de competência é uma forma eficiente de fazer com que desde cedo seus filhos saibam colocar em prática o trabalho em equipe.

preparar seus filhos

Demonstre como se comprometer e assumir responsabilidades

Também é muito importante que seus filhos entendam a necessidade de assumir responsabilidades e compromissos. Além de isso ser útil na vida, essa característica é fundamental para gerar uma percepção positiva no mercado de trabalho.

Vale a pena fazer com que eles se comprometam a desenvolver alguma habilidade ou então que iniciem um projeto no qual tenham interesse. Nessa preparação, o mais importante é garantir que eles entendam a importância de cumprir com aquilo que prometeram, de modo a tornar isso um hábito.

Mostre o valor da ética profissional

Para serem profissionais de sucesso, seus filhos também devem entender que ganhar não é tudo quando isso significa passar por cima de valores éticos e morais. Isso evita que, futuramente, eles sejam seduzidos por fatores errados e que coloquem em xeque sua reputação e credibilidade.

Nesse sentido, a preparação deve incluir um reforço contínuo sobre o que é a ética, como colocá-la em prática e como nunca abrir mão desses valores importantes.

Não deixe de preparar seus filhos para agirem como líderes

Muitos pais se esquecem de que preparar seus filhos para o futuro profissional não significa apenas prepará-los para que sejam empregados. É preciso ir além e garantir que eles estejam prontos para assumir o papel de líder quando chegar a hora.

Diferentemente do que muitos pensam, a liderança não é inata às pessoas, mas, sim, é desenvolvida com experiências e competências. Por isso, também é importante preparar os filhos para que eles chamem para si as responsabilidades e comecem a se sentir confortáveis em um papel de líder.

Preparar seus filhos para o futuro profissional inclui desenvolver competências e habilidades técnicas, mas também relacionadas à ética, responsabilidade, trabalho em equipe e liderança. Colocadas em prática de maneira contínua, essas dicas são capazes de formar profissionais cada vez melhores.

O que você tem feito para preparar os seus filhos nesse sentido? Comente e compartilhe suas experiências.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×