Descubra como o trabalho em equipe na infância ajuda na construção dos valores

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Colegio Boa Viagem Descubra como o trabalho em equipe na infancia ajuda na construcao dos valores

Durante a infância, as crianças vão construindo os valores que os acompanharão por toda a vida. Nessa importante fase, algumas atividades que futuramente se tornarão corriqueiras, como o trabalho em equipe, exercem um papel essencial na formação dos valores da criança.

Ao participar de atividades que exijam o trabalho em equipe, os pequenos desenvolvem e exercitam uma série de habilidades ao mesmo tempo em que aprendem sobre determinada disciplina. Escolher, avaliar, decidir e debater, por exemplo, são algumas das habilidades promovidas por meio do trabalho em equipe.

Nessas ações conjuntas, o aluno acaba tendo uma relação diferente com o saber, pois ele consegue trocar experiências com os colegas e tem contato com percepções diferentes da sua. O trabalho em equipe proporciona à criança o desenvolvimento da capacidade de ouvir e respeitar opiniões distintas, possibilitando que o grupo se una para alcançar um objetivo em comum, que no âmbito escolar se refere a conclusão de uma atividade, por exemplo.

A seguir, vamos mostrar como o trabalho em equipe pode ajudar na construção de valores essenciais para a formação integral do aluno e do cidadão. Confira!

Melhorando a convivência

Na sala de aula, é comum que os alunos tenham mais afinidades com alguns colegas. Isso ocorre por muitos motivos, como gostos semelhantes, convívio fora do ambiente escolar ou mesmo devido à aproximação espontânea no primeiro dia de aula. Apesar de comum, é importante que as crianças interajam com todos ao seu redor. O trabalho em equipe permite essa interação, mas, para isso, o educador precisa estimular essa convivência, reunindo crianças que não sejam muito próximas nos mesmos grupos.

Ao alternar os parceiros, as crianças experimentam papéis distintos e se tornam mais flexíveis para conhecer as ideias dos colegas e expor a eles os seus próprios pensamentos. A junção de saberes de diferentes níveis promove, ainda, a colaboração entre as crianças, característica importante para a formação de futuros cidadãos.

trabalho em equipe

Desenvolvendo a tolerância por meio do trabalho em equipe

Durante as atividades em grupo, as crianças aprendem a expressar opiniões e também a ouvir e a respeitar a opinião do próximo. Mesmo que no início as atividades sejam mais conturbadas, com o passar do tempo, o aluno perceberá que trabalhar em clima de cordialidade é muito mais interessante e produtivo.

Por mais que aconteçam conflitos e divergências no trabalho em equipe, o compartilhamento do conhecimento e o debate de ideias entre as crianças, até mesmo sobre as questões mais simples do dia a dia, ajudam a melhorar a qualidade do aprendizado e também a desenvolver valores sociais como o respeito, a cooperação e a tolerância.

Formando alunos mais reflexivos

Ao trabalhar em grupo, os alunos são estimulados, com intermédio do docente, a examinar os seus próprios atos, observando seus erros e acertos durante a atividade. Essa reflexão promovida pelo trabalho em equipe é um importante aprendizado para vida dos futuros jovens, pois permite corrigir erros e aprimorar o autoconhecimento.

O trabalho em equipe é amplamente importante para o desenvolvimento de habilidades, competências e valores desde a Educação Infantil, momento no qual as crianças ampliam a sua interação com a sociedade.

Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação e ao desenvolvimento social e cognitivo de crianças e jovens, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×