3 dicas para ajudar o seu filho a ler e escrever

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

ajudar o seu filho a ler e escrever

O processo de alfabetização é uma das etapas mais importantes e complexas da formação dos estudantes. Em um curto período de tempo, a criança começa a desbravar o imenso mundo da leitura e da escrita. Há alunos que passam por esse processo com bastante tranquilidade, uns até conseguem desenvolver a escrita e a leitura de forma autônoma.

Mas, em alguns casos, é preciso um acompanhamento bem próximo dos educadores e também dos pais para que as crianças consigam conquistar um aprendizado significativo. Sendo assim, é importante respeitar o tempo e as particularidades de cada aluno.

Se você quer ajudar o seu filho a ler e escrever, potencializando o processo de alfabetização, não deixe de conferir na sequência 3 dicas que você já pode começar a aplicar hoje mesmo em casa.

1. Controle a sua ansiedade

Quando a criança chega na idade de ser alfabetizada, os pais costumam ficar ansiosos para ver o filho lendo uma frase ou escrevendo o nome dos familiares. É imprescindível controlar a ansiedade, pois, se percebida pela criança, pode gerar uma angústia e dificultar o processo. Entretanto, como mencionado, cada criança tem o seu próprio tempo e respeitar isso é fundamental para ajudar o seu filho a ler e escrever.

É interessante que as famílias saibam que as escolas desenvolvem programas específicos para a alfabetização, com algumas etapas importantes. Esse processo tem início ainda na Educação Infantil e é potencializado no início do Ensino Fundamental 1. Sabendo disso, é essencial que os pais não tentem atropelar o planejamento do colégio, cobrando do filho um conhecimento que ele ainda não adquiriu.

ajudar o seu filho a ler e escrever

2. Estimule a criança de forma positiva

Uma dica importante para ajudar o seu filho a ler e escrever é criar situações que estimulem a criança a praticar o que está aprendendo com a alfabetização. É essencial que esse estímulo se apresente de forma natural e descontraída, pois o tom de cobrança poderá prejudicar o desempenho do jovem.

Ao sair para passear com o filho, os pais podem brincar de tentar ler as placas na rua. Em casa, na hora de preparar a lista para o supermercado, a família pode convidar o pequeno para inserir alguns itens mais simples de escrever, como pão e sal. De forma lúdica, os pais estarão fomentando o prazer pela leitura e escrita. Mesmo que nessas iniciativas para ajudar o seu filho a ler e escrever surjam alguns erros, é importante valorizar o esforço do pequeno e mostrar para ele, de forma motivadora, quais foram os pontos que precisam ser corrigidos.

3. Seja você um exemplo para ajudar o seu filho a ler e escrever

Os pais possuem uma grande influência na formação dos filhos, por isso, uma forma de ajudar o seu filho a ler e escrever é sendo um exemplo para o pequeno. Quando o hábito da leitura é praticado pelos membros da família, as chances de que a criança passe a ter interesse nessa atividade são muito maiores. Sendo assim, ler para o seu filho, ter livros, revistas e gibis em casa adequados à faixa etária da criança e mostrar a importância desse ato no dia a dia de todos são excelentes formas de incentivar e ajudar o seu filho a ler e escrever melhor.

No artigo de hoje, apresentamos 3 dicas simples para ajudar o seu filho a ler e escrever. Você pode começar aplicá-las hoje mesmo, atuando como aliado da escola no importante processo de alfabetização dos alunos. Para continuar aprendendo sobre esse tema, confira em nosso blog o post que mostra 5 atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×