3 livros para estimular a leitura do seu filho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

estimular a leitura

Entre as principais atividades para fazer com seu filho para que ele se desenvolva e aprenda mais, estimular a leitura é uma delas. Direta ou indiretamente ler é uma necessidade de todos nós. Além de abrir a mente, o hábito de ler também facilita a memorização, a absorção do aprendizado, entre tantos outros benefícios.

Se seu filho ainda não gosta muito de ler, há alguns gêneros literários que você pode apresentar para ele e estimular a leitura em diversas fases. Levando como base esses gêneros, criamos um post com três livros que você pode começar a buscar a partir de hoje e que seu filho provavelmente adorará conhecer e ler.

1. Alice através do Espelho

O livro Alice através do Espelho conta de uma forma mais leve as aventuras de Alice no País das Maravilhas. As duas obras são do mesmo autor, mas a primeira vem como uma opção para quem deseja estimular a leitura dos filhos ainda pequenos.

A história mostra Alice, uma menina bastante curiosa e que passa a refletir o que existe do outro lado do espelho do seu quarto. Um certo dia ela consegue atravessar para esse novo mundo e passa por diversas aventuras com seus novos amigos, como as peças de xadrez e o coelho falante.

2. Chapeuzinho Amarelo

Essa é uma ótima dica para quem deseja estimular a leitura da criança e estimular a confiança do seu filho. O medo é comum, mas nem todo mundo consegue lidar com isso. O livro conta, de uma forma simples e, de certa forma, divertida, como a personagem principal enfrenta o medo de trovão e até da própria sombra.

estimular a leitura

A nova versão traz Chapeuzinho, que se assusta com trovão, que tem medo do sol e enxerga fantasmas em sua sombra. Chega então o dia que ela precisa enfrentar todos esses medos para vencer o lobo mau. É quando, com ajuda de amigos, ela passa a enxergar seus temores de uma outra forma.

3. O Pequeno Príncipe

Um clássico que passa de geração para geração e nunca perde a sua importância e grandiosidade. O Pequeno Príncipe também ensina como a criança pode superar seus medos e, além de estimular a leitura, ajuda a desenvolver a autoconfiança do seu filho.

O livro é contado pelo próprio autor, que em uma viagem pelo deserto do Saara, encontrou um pequeno garoto de cabelos amarelos e que dizia ser um príncipe. O pequeno príncipe então busca uma forma de voltar para o seu planeta e, durante essa aventura, aprende diversos conceitos sobre convivência, confiança, amor e amizade.

Como estimular a leitura do seu filho com as obras acima

Você perceberá que estimular a leitura com cada um dos livros acima dependerá de entender a importância de ler para seu filho. Todas as obras podem ser lidas com um ar mais teatral, já que todos os livros são formados mais por diálogos.

Você pode ainda criar todo um ambiente ou até mesmo “fantasias” para ajudar na leitura. O importante é fazer com que a criança veja aquele momento como uma diversão e não como algo cansativo e obrigatório. A leitura passará a ser leve e mais presente na vida de vocês.

Agora, conte nos comentários o que você faz para estimular a leitura do seu filho!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×