5 atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho

A leitura é um dos hábitos mais importantes que temos que desenvolver ao longo da nossa vida jovem e adulta. Além de influenciar na nossa capacidade de nos comunicar com outras pessoas, a leitura nos ajuda a desenvolver senso crítico, boa habilidade de escrita e maior curiosidade para viver o mundo.

É natural que crianças e adolescentes não gostem de ler — especialmente num ambiente cada vez mais tecnológico e de fácil acesso à informação — entretanto, existem atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho e que você pode explorar melhor no seu dia a dia. Que tal conferir nossas dicas?

1. Garantir o contato com livros desde pequeno

Uma das atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho é garantir que ele considere esse objeto algo comum no seu dia a dia. Crianças que convivem com livros desde pequenos — até mesmo antes da alfabetização, com livros de figuras e desenhos — costumam aceitar melhor esse hábito na sua rotina.

Por isso, deixe seu filho tocar os livros, folhear e ter curiosidade de manuseá-los sempre, mesmo que ele não vá ler inicialmente.

2. Pais precisam ser o exemplo

Se você é um pai que não tem o hábito de pegar um livro e ler — especialmente na frente de seus filhos — é claro que eles provavelmente questionarão essa falta de contato com a leitura quando eles forem exigidos sobre ter esse mesmo hábito.

Por isso, pais precisam ser o exemplo para desenvolver atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho. Crie o hábito de ler diariamente, seja seu próprio livro em um momento de leitura da família, ou um livro em conjunto com seus filhos. Eles entenderão o hábito como algo positivo e vão se interessar em cultivá-lo, afinal, vocês sempre são os maiores exemplos para seus filhos.

atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho

3. Leia e converse com seus filhos sobre os livros

Seu filho se interessou por algum livro? Ótimo! Essa é uma excelente oportunidade para você curtir a história com ele — especialmente se ele ainda não souber ler sozinho — e compartilhar a experiência.

Quando ele acabar o livro faça perguntas sobre a história, o que ele achou, o que aprendeu e qual seu personagem favorito. O livro se torna ainda mais interessante quando a história consegue sair do papel e passar a existir no dia a dia dele!

4. Tenha seus livros em um acesso fácil em casa

Muitas vezes, atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho não são suficientes para fazer ele ler. O que é muito fácil de fazer e muito eficiente é permitir que ele realmente tenha livre acesso aos livros em casa, em qualquer momento.

Por isso, as estantes de livros devem estar sempre organizadas e em um local de muito fácil acesso para seus filhos explorarem as oportunidades de leitura que tem em casa!

5. Ler jornais e revistas também são atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho

É claro que o tipo de leitura que um livro de ficção oferece é completamente diferente de uma leitura de jornal ou revista. Mas se seu filho acha mais simples começar pela leitura desses meios de comunicação, por que não incentivar? Ofereça sempre opções de leitura simples e instigantes, como de notícias que interessam a eles e até mesmo crônicas ou quadrinhos disponíveis nos meios impressos, para depois ir migrando naturalmente para leituras mais densas.

Você pode até mesmo convencê-los a ler após fazer uma leitura da página de críticas de livros de um jornal ou revista, sabia disso? Basta abrir precedente para que ele se sinta livre para explorar essas informações.

Quais dessas atividades que despertam o interesse pela leitura do seu filho você vai testar em casa? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×