Acompanhamento psicopedagógico na escola: como funciona e quais os benefícios?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

acompanhamento psicopedagógico

A atuação de um psicopedagogo na escola é importante sob diversos aspectos. Esse acompanhamento ajuda no desenvolvimento do aluno a respeito das suas necessidades psicoafetivas vinculadas ao processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar o seu desempenho na sala de aula. Além dessa grande vantagem, o acompanhamento psicopedagógico traz outros benefícios para os alunos e também para os familiares.

São diversas as maneiras de incentivar alunos do infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Cada um possui um histórico e analisá-lo é o primeiro passo para esse acompanhamento fluir. Quer saber mais sobre como acontece o processo? Nós contamos neste post.

Como funciona o acompanhamento psicopedagógico

Cada aluno possui dificuldades que são particulares. Isso inclui comunicação, dificuldade para leitura, para alguma matéria escolar, entre muitos outros exemplos. Saber como acompanhar o desenvolvimento do seu filho na escola é uma ótima maneira de dar mais incentivo e melhorar também o desempenho dele em sala de aula.

O acompanhamento psicopedagógico utiliza recursos lúdicos e reais, que ajudarão o aluno a compreender melhor a aprendizagem e executar de uma maneira bem mais positiva as tarefas escolares.

Isso é feito com um acompanhamento direto de um psicopedagogo, de forma que identifique as principais necessidades psicoafetivas, como citamos anteriormente, e trabalhe a evolução ou estratégias de cada uma delas.

acompanhamento psicopedagógico

Esse acompanhamento também permite que os professores executem conteúdos mais compreensíveis e consigam identificar as características de cada um de seus alunos. Os resultados passam a ser eficientes para todos os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Quais os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola?

Falar dos benefícios totais do acompanhamento psicopedagógico na escola é impossível. Cada aluno possui um ritmo de aprendizagem diferente, assim como afeição pelos estudos, dificuldades e outras questões que precisam ser levadas em conta.

Podemos, então, listar aqueles benefícios mais gerais, que abrangem todos os alunos e seus familiares com o acompanhamento psicopedagógico:

  • Identificação de métodos e mecanismos que facilitem e promovam mais aprendizado para o aluno. O QMágico, por exemplo, é uma ótima ferramenta que acelera o processo de aprendizagem da criança e do jovem. Além do QMágico, existem diversas outras plataformas adaptativas de aprendizagem;
  • O acompanhamento psicopedagógico ajuda a identificar sintomas como timidez, tristeza, agressividade e outros que possam prejudicar o processo de aprendizagem de cada aluno. Muitas vezes essas sensações inibem a criança ou o jovem e bloqueiam o relacionamento deles com os professores ou até mesmo com outros alunos;
  • Leva o aluno a pensar mais e a buscar com mais autonomia soluções para suas dificuldades. Isso inclui aquelas dificuldades na escola ou até mesmo na vida. Nenhum jovem ou pai deve tratar as dificuldades de aprendizagem como se fossem problemas sem solução. É preciso analisar cada situação e mostrar que sempre há uma forma de melhorar o sentimento ou o desenvolvimento do aluno;
  • Estimular práticas que ajudam no desenvolvimento psicológico, afetivo e motor de cada aluno. Esses também são responsáveis por diversos bloqueios que, consequentemente, afetam o aprendizado.

O que você acha do acompanhamento psicopedagógico na escola? Deixe seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×