Aulas de robótica: 5 habilidades desenvolvidas pela criança

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

aulas de robótica

Na infância, qualquer aprendizado se torna muito mais sólido. Como a criança ainda está em desenvolvimento, consegue se adaptar melhor ao novo conhecimento e se sente mais motivada para ir mais além em sua descoberta.

Em um mundo tão moderno e globalizado, muitos estudantes começam a receber noções de programação e robótica já nessa fase da vida. A importância da matéria é tanta, que chega a ser comparada à necessidade do ensino de uma língua estrangeira.

Mais que isso, as aulas de robótica desenvolvem habilidades específicas que trarão muitos benefícios no futuro pessoal e profissional dos pequenos. Este artigo mostra quais são elas e que outros benefícios agregam a longo prazo. Confira!

1. Raciocínio lógico

Através da linguagem de programação, os estudantes são estimulados a estruturar melhor seu pensamento. Como precisam delegar ações desenvolvidas em códigos para o computador, começam a ordenar sequências para letras e números que resultem na função necessária.

Dessa forma, conseguem passar dos comandos simples para outros mais complexos ao longo da prática. A atividade acontece no lado esquerdo do cérebro, onde se concentra o raciocínio lógico, analítico e crítico.

2. Organização nas aulas de robótica e nas tarefas diárias

As aulas de robótica exigem muita concentração e organização, já que a solução dos desafios precisa ser assertiva e inteligente. Ou seja, o aprendizado demanda que pensamentos, ações e materiais estejam sempre em ordem, para que o planejamento fique bem feito e não haja dificuldade ou confusão para criar.

A organização acaba se tornando uma constante na vida do aluno. Ao se acostumar a estabelecer prioridades, ele consegue aplicar o conceito em outras tarefas diárias, como os estudos e os compromissos em casa.

aulas de robótica

3. Escrita

Por mais que não pareça, as aulas de robótica influenciam bastante na absorção de matérias de ciências humanas. Como os alunos precisam trabalhar com a estruturação do pensamento, passam a escrever ainda melhor, pois os textos tomam uma forma mais rígida e organizada.

A partir disso, há a identificação das informações certas para determinar o começo, o meio e o fim da produção de texto. O resultado final é uma escrita coerente e concisa.

4. Criatividade

Nas aulas de robótica, os alunos precisam criar games, programas e aplicativos. Portanto, necessitam planejar não só a estrutura da programação, mas também sua funcionalidade, seu visual e muitos outros detalhes importantes para que o projeto tenha valor.

Para tanto, é preciso pensar e usar bastante a criatividade. Como resultado, as crianças conseguem ampliar sua visão de mundo, crescem mais empáticas e ficam mais interessadas em saber quais necessidades poderão sanar com o uso de seu conhecimento.

5. Melhor desempenho escolar

As aulas de robótica exigem que a interdisciplinaridade esteja sempre presente. Afinal, a programação pede noções matemáticas e os programas utilizados muitas vezes estão em inglês. Sendo assim, a criança melhora seu desempenho escolar ao demonstrar mais interesse por essas matérias, visando um entendimento maior do que precisa para programar.

Para completar, familiarizar-se com números e com um novo idioma faz com que o aluno raciocine com mais precisão na hora da prática. A teoria realmente sai do papel e se transforma em projetos virtuais incríveis.

Seu filho já participou de aulas de robótica? Você sabia de todas essas habilidades que o aprendizado ajuda a desenvolver? Deixe um comentário abaixo e conte mais sobre isso!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×