Como a escola auxilia na rotina de estudos do seu filho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 rotina de estudos do seu filho

A rotina de estudos do seu filho é uma parte importante para garantir a qualidade de seu aprendizado em qualquer disciplina que ele tem na escola. Mas, além do papel dos pais em estimular seus filhos a criar essa rotina, a escola também pode ter participação importante na formação desses hábitos.

Mas como a escola pode ajudá-lo a adaptar a rotina de estudos do seu filho para algo que traga resultados satisfatórios no dia a dia? Neste artigo, explicamos como é possível ganhar mais quando a escola une forças com os pais nesse auxílio aos alunos.

A criança aprende a assimilar o horário da escola como um momento de aprendizado

O próprio hábito de ir à escola todos os dias no mesmo horário, deve ser visto como um ponto positivo para criar a rotina de estudos do seu filho. Essa repetição do horário de uma atividade ajuda o cérebro da criança a assimilar melhor o momento em que deve estar mais concentrada e apta a aprender novas informações e, por isso, pode auxiliar nos melhores resultados da criança ao final do dia.

A rotina de estudos do seu filho pode ser orientada pelo professor

A rotina de estudos do seu filho fora do ambiente escolar pode também ser orientada em parte pelo docente. Os docentes podem passar dicas de como estudar em casa, quais são os melhores horários e as melhores técnicas para aprender a disciplina ensinada em um dia de aula.

As próprias lições de casa já são um exemplo de como os docentes podem influenciar na rotina de estudos dos alunos e, por isso, sempre que possível, devem ser distribuídas para estimular um momento de concentração do seu filho também fora do ambiente escolar.

 rotina de estudos do seu filho

Estudar com os coleguinhas também ajuda a melhorar o desempenho

As crianças não devem apenas estudar sozinhas para melhorar seu desempenho na escola. A rotina de estudo em grupos ou com um colega de classe também pode estimular melhor a criatividade e o aprendizado do aluno.

Por isso, estimule seu filho a marcar horários de estudo com colegas diferentes, tanto na sua casa, quanto na casa do coleguinha, como no ambiente escolar. Os encontros podem ser para fazer trabalhos coletivos, para estudar para uma prova mais difícil, ou até mesmo para fazer uma lição de casa. Essa experiência permite que os alunos compartilhem dúvidas, troquem ideias e aprendam mais com as dificuldades e facilidades de um e outro.

Escolas de tempo integral ajudam a tornar o estudo uma rotina

Muitas crianças se adaptam muito bem ao hábito de estudar em uma escola integral, durante um período maior do dia. Como passam mais tempo no ambiente escolar, é natural que a rotina de estudos do seu filho seja maior e mais dedicada, garantindo ótimos resultados, especialmente para alunos que não conseguem manter o hábito quando voltam para a casa.

Reunião de pais e mestres também pode auxiliar nessa tarefa

Como auxiliar na rotina de estudos do seu filho é uma tarefa não apenas dos pais, como também da escola, é importante a realização constante da reunião de pais e mestres e, principalmente, garantir que esse seja um tópico a ser discutido nesse encontro.

Pais e professores podem compartilhar experiências, dificuldades e outros assuntos que possam ser benéficos para a rotina do aluno fora da escola, trazendo os melhores resultados possíveis para ele em ambiente escolar.

Como você tem feito para auxiliar a rotina de estudos do seu filho? E como sua escola participa desse processo? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×