Como a escola pode ajudar a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho

As habilidades no âmbito educacional estão diretamente relacionadas ao saber fazer, por isso, ler, escrever, compreender, relacionar informações, analisar fatos, resumir, argumentar e relatar são consideradas algumas das habilidades imprescindíveis para a formação dos estudantes.

Desse modo, a escola assume um papel importante no processo de ajudar a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho. É importante ressaltar que na escola a criança aprende e potencializa habilidades ligadas a diversas dimensões, como cognitivas, motoras, sociais e atitudinais. A junção delas é fundamental para que o estudante gere suas competências e obtenha uma formação integral.

Para que vocês, pais, compreendam um pouco melhor esse assunto, listamos a seguir os pontos que mostram como a escola pode ajudar a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho. Não perca!

Planejamento do trabalho

Como vimos, o processo que visa identificar e desenvolver as habilidades do seu filho tem uma importância muito grande na formação do aluno. Por isso, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) estabelecem em todo o país as habilidades e as competências que as crianças e os jovens devem dominar em cada série.

A partir desses parâmetros, as instituições de ensino projetam os conteúdos e as atividades que ajudam a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho, levando em conta a faixa etária dos estudantes.

identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho

Escola ajuda a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho desde a Educação Infantil

Esse trabalho é iniciado ainda na Educação Infantil, quando o pequeno começa a ter contato com algumas habilidades específicas. Nessa fase, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e finas, como andar, correr, pular, pintar, manusear objetos, entre outras, é muito importante para que as crianças consigam evoluir no ambiente escolar e fora dele também.

Além disso, a escola também ajuda a identificar e a desenvolver outras habilidades que são fundamentais para o progresso do aluno. São elas:

  • Habilidade de comunicação oral;
  • Habilidade de orientação espacial e temporal;
  • Habilidade de socialização;
  • Habilidades emocionais.

Essas habilidades são trabalhadas concomitantemente com o ensino de conteúdos. Para serem significativas para os estudantes, o professor identifica as habilidades já conhecidas pelos pequenos, como desenhar, e, a partir daí, analisa o que é interessante apresentar e desenvolver com a turma.

Desse modo, podemos dizer que não há aulas que ajudam o educador a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho, na verdade, o que é realizado na escola são atividades projetadas em contextos autênticos, que permitem que o estudante desde a Educação Infantil aprimore uma habilidade ao mesmo tempo em que assimila o conteúdo e vice-versa.

No artigo de hoje, mostramos algumas maneiras que as escolas utilizam para ajudar a identificar e a desenvolver as habilidades do seu filho, principalmente as ligadas ao âmbito educacional e social. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua mensagem nos comentários abaixo que retornaremos em breve.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área de educação, recomendamos que você baixe o nosso e-book gratuito que apresenta 4 formas de educar o seu filho com entretenimento.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×