Como perceber e desenvolver as habilidades do seu filho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

desenvolver as habilidades do seu filho

Algumas habilidades e características são desenvolvidas em nós desde a infância. A facilidade com alguma disciplina, a capacidade de tocar um instrumento ou até mesmo de se destacar em algum esporte são características que podem ser estimuladas em crianças ainda pequenas, para que se desenvolvam durante sua vida jovem e adulta.

Mas como perceber e desenvolver as habilidades do seu filho? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo!

Permita que seu filho fale mais sobre suas preferências de atividades

Crianças frequentemente falam sobre atividades que gostam ou gostariam de realizar. Aproveite a sinceridade característica das crianças para perceber esse tipo de desejo em suas conversas. Abra espaço para que seu filho fale sobre suas características e curiosidades e, mais do que isso, instigue-o para que ele trate do assunto e sinta-se seguro de falar sobre isso com você.

Para desenvolver as habilidades do seu filho é preciso que ele tenha espaço em casa para verbalizar onde se sente seguro e confiante.

Viu uma habilidade específica em que ele se destacou? Procure aprimorá-la

Você pode observar seu filho no dia a dia e perceber habilidades que estão ali prontas para serem desenvolvidas.

Viu ele praticando algum esporte e se destacando dos colegas? Que tal investir em uma escolinha esportiva para ele? Percebeu que ele tem interesse e facilidade de percepção quando escuta música? Talvez a aula de algum instrumento possa ser uma boa ideia. Ele gosta de dançar e se movimentar? Que tal investir em uma aula de dança?

Para desenvolver as habilidades do seu filho você precisa estimulá-las fora de sua rotina tradicional, muitas vezes com aulas e atividades complementares que vão ajudá-lo a ter foco nesse desenvolvimento.

desenvolver as habilidades do seu filho

Crie um ambiente em que a criança possa explorar possibilidades

Muitas crianças habilidosas e criativas por muitas vezes não conseguem se destacar em uma determinada atividade por viverem em um ambiente que não favorece isso. Por isso, para não correr risco de que seu filho tenha uma habilidade não desenvolvida, tenha a certeza de que você oferece para ele um ambiente de vida em que ele explore todas as possibilidades.

Apenas vivendo em um ambiente criativo, livre e sem grandes proibições é que desenvolver as habilidades do seu filho vai ser mais fácil.

Não force a criança a se manter em uma atividade na qual ela não se reconhece

Você tem o sonho que seu filho faça aula de música ou de natação, mas ele não parece nem um pouco interessado nessas habilidades? Talvez esse seja um sinal para você não forçar que ele se mantenha nesse ambiente.

Muitas vezes, crianças negligenciam habilidades simplesmente porque se sentem forçadas a fazer algo que, naquele momento, não se interessam. Permita que seu filho tenha curiosidade e vontade de explorar determinadas atividades, para descobrir aquela que está certa para ele.

Conte com a ajuda da escola para desenvolver as habilidades do seu filho

A escola tem um papel muito importante para desenvolver as habilidades do seu filho, afinal, é lá onde ele passa boa parte do seu tempo. Por isso, veja se sua escola investe nesse tipo de desenvolvimento e como isso é feito dentro do ambiente escolar. Conte com os docentes e com a estrutura da escola para permitir que seu filho tenha o melhor desenvolvimento durante o período de estudos.

Como você faz para desenvolver as habilidades do seu filho? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências sobre o tema!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×