Habilidades linguísticas: como o Programa de Incentivo à Leitura na Escola pode contribuir?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Programa de Incentivo à Leitura na Escola

Incentivar a leitura desde os primeiros anos de escola é muito importante para o bom desenvolvimento da criança e do adolescente. Trabalhar esses aspectos — a leitura e o desenvolvimento linguístico da criança — pode ser feito com um programa de incentivo à leitura na escola. Você ainda não sabe o que é isso? Nós explicamos no post abaixo. Confira.

O que é o Programa de Incentivo à Leitura na Escola?

No momento de decidir o que levar em consideração na hora da escolha da escola do seu filho, os programas complementares de estudo fazem muita diferença. O Programa de Incentivo à Leitura na Escola é direcionado aos alunos do grau infantil 1 até o terceiro ano do ensino médio e, como diz no próprio nome, tem como objetivo incentivar a leitura de crianças e jovens na escola.

Através de momentos descontraídos, professores trabalham a leitura através de contação de histórias, leitura de livros e gibis, encenações, entre outras.

Essas atividades são associadas às aulas de teatro e de leitura para todas as etapas do ensino. Já para o ensino médio, os livros do Programa de Incentivo à Leitura na Escola são também associados aos programadas de estudos direcionados aos testes de vestibular.

Programa de Incentivo à Leitura na Escola

Como o programa pode contribuir para habilidades linguísticas do aluno

Chama-se habilidade linguística aquela que utiliza a fala, a leitura e a escrita para agir socialmente. Ou seja, são todas as habilidades que utilizam o uso da língua portuguesa ou estrangeira para ajudar alguém a se desenvolver socialmente e promover a comunicação entre pessoas.

O Programa de Incentivo à Leitura na Escola promove diversos benefícios quando o assunto são as habilidades linguísticas. Nós listamos alguns para você.

  • Mais interação dentro e fora da escola: o Programa de Incentivo à Leitura na Escola estimula a comunicação entre os alunos e os professores, incentivando a socialização dentro e fora da escola. Principalmente na primeira infância, uma vez que, essa socialização é iniciada, e as atividades socioculturais ajudam a resolver o problema;
  • Melhora a adaptação da criança na escola: nem sempre o aluno consegue se adaptar rapidamente em uma nova escola. Muitas vezes é devido ao problema que citamos no tópico acima, mas outras vezes também não há o incentivo dentro da instituição. Com o programa a criança terá momentos descontraídos e se sentirá mais confortável em seu novo ambiente;
  • Incentivo à leitura: se o seu filho não gosta de ler, há diversas maneiras de incentivar a leitura no dia a dia da criança. O programa também ajuda esses alunos a desenvolverem esse hábito diário;
  • Estímulo para autoconfiança: aulas de teatro são ótimas para ajudar a desenvolver a comunicação, a coordenação e o raciocínio na infância e adolescência. A escola pode ajudar na autoconfiança do seu filho e as aulas do Programa de Incentivo à Leitura na Escola vêm para isso. A criança perderá o medo de falar em público e se sentirá mais confiante também para a tomada de várias decisões dentro e fora da escola. As aulas de teatro são ministradas desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Gostou da ideia do programa de incentivo à leitura na escola? O que acha de buscar uma instituição que ofereça um programa de ensino planejado e direcionado para seu filho? Entre em contato com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×