Meu filho não fala comigo sobre a escola. O que fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

escola

Acompanhar e cuidar da rotina escolar dos filhos é um desejo e uma necessidade em comum de muitas famílias. Entre os diversos diálogos que podem existir entre família, está o falar sobre a escola. Nem sempre a criança menor ou o adolescente quer contar como está o dia a dia com os amigos de classe e, por outro lado, nem todas as escolas também conseguem promover esse tipo de acompanhamento com os pais.

Então, como resolver essa questão? Preparamos um post contando o que fazer para participar da vida escolar do seu filho com mais frequência e sem tanta dificuldade. Veja.

Mantenha um diálogo mais fluente com a escola do seu filho

É comum que as escolas promovam reuniões temporárias para falar sobre a estrutura de ensino e outras questões referentes ao aprendizado dos alunos. Alguns pais limitam a sua relação com a instituição apenas a esses encontros esporádicos. Contudo, o diálogo deve existir com muito mais fluência.

Procure sempre entrar em contato com a escola para conhecer mais sobre as atividades e sobre como ele está dentro do ponto de vista pedagógico e emocional. Essa ação, de início, ajuda também a desenvolver um bom diálogo com a criança. Você já saberá quais assuntos abordar e terá uma conversa mais confortável com seu filho.

Dialogando sobre a escola com o seu filho

A cobrança excessiva pode promover um nível maior de ansiedade e muitos outros problemas. É preciso sempre lembrar que seu filho tem o espaço dele e precisa de respeito.

Converse com a criança normalmente sobre a escola. Você pode contar como era no seu tempo e perguntar, de uma forma bastante descontraída, como é atualmente.

escola

Esse tipo de papo mais leve fará com que ele se sinta bem mais confortável e passe a falar sobre a escola com você naturalmente.

Conheça mais os amigos de escola do seu filho

É muito importante conhecer os amigos do seu filho, por diversas razões. Quando você conhece o círculo social formado dentro da escola, dá para ter uma boa noção de como andam as relações da criança.

Claro que isso deve ser feito de uma forma completamente natural. Evite forçar a barra e insistir demais em papos com outras crianças e adolescentes. Aproveite momentos como piqueniques, eventos escolares, aniversários e outras festas para iniciar essa relação. O mais importante também é que essa apresentação seja muito natural.

Conheça a rotina escolar do seu filho

Sabendo o que a criança ou o adolescente faz na escola, as chances de desenvolver uma conversa são bem maiores. Por exemplo, se o seu filho pratica esporte na escola, saiba o dia certo e sempre procure iniciar a conversa com esse tipo de relação.

Em vez de perguntar “Como foi o jogo hoje?”, aborde o tema com perguntas como “O professor ‘Carlos’ ensinou algum passe novo hoje?”. Essas pequenas chaves permitem que a comunicação seja facilitada e a conversa aconteça naturalmente.

Você conhece outras formas de conversar com seu filho sobre a escola? Conte-nos nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×