Os 4 principais benefícios e malefícios das redes sociais

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

benefícios e malefícios das redes sociais

Não adianta negar: a geração atual vive uma constante e grande influência das redes sociais em quaisquer uma de suas atividades. Essa relação intensa – e quase dependente – da internet pode trazer diversos benefícios para a vida de qualquer pessoa, mas alguns malefícios que devem ser observados de perto.

Com as crianças, não deve ser diferente. Por isso, neste artigo, vamos listar os principais benefícios e malefícios das redes sociais que você deve ficar de olho quando o assunto são seus filhos.

1. Maior possibilidade de se relacionar com as pessoas

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios das redes sociais é conseguir se relacionar com maior facilidade e intensidade com as pessoas que você optou por conviver. Amigos, familiares, professores, todos eles têm perfis nas mais diferentes redes sociais e que podem ser seguidos por seus filhos.

Essa praticidade pode fazer com que a relação deles seja mais próxima e verdadeira, já que costumamos mostrar quem realmente somos e pensamos em tudo aquilo que escrevemos nas redes sociais, não é mesmo?

2. Muito tempo gasto fazendo nada

Ao listar os benefícios e malefícios das redes sociais nos deparamos também com uma das principais desvantagens dessa tecnologia: a facilidade de perder tempo por lá, navegando em qualquer perfil, buscando novas informações e sendo um verdadeiro voyeur de nossa sociedade. Esse é um ponto que você deve ficar atento quando o assunto é o uso das redes sociais por seus filhos.

Se eles andam perdendo muito tempo na frente da tela do celular, tablet ou computador, navegando em perfis de familiares ou amigos, talvez você tenha que repensar a relação deles com as redes sociais.

benefícios e malefícios das redes sociais

3. Fonte rica em informações e fácil acesso à tudo

Dentre os benefícios e malefícios das redes sociais, a facilidade de acesso à qualquer tipo de informação é, sem dúvidas, uma de suas vantagens. Para os alunos, essa facilidade é ainda muito mais interessante, visto que eles podem tirar dúvidas com colegas e professores a qualquer momento, mesmo que não estejam em ambiente escolar.

É preciso, entretanto, cuidado com o que eles optam por ler nas timelines dos amigos, parentes e colegas, visto que muitas das informações veiculadas na internet podem ser falsas e enganar a inocência dos seus filhos.

4. Distração na rotina de estudos

As redes sociais são sim uma constante distração na rotina de qualquer pessoa, especialmente na rotina de estudos dos seus filhos. Como é possível navegar em qualquer uma delas com apenas algum clique no celular, é importante saber controlar esse acesso quando é necessário concentrar-se em momentos de estudo ou de lição de casa – e em alguns casos, até na sala de aula.

Por isso, um dos malefícios das redes sociais, sem sombra de dúvidas, é sua capacidade de gerar distração em quaisquer pessoas, inclusive nos seus filhos.

Existem benefícios e malefícios das redes sociais, o importante é saber regrar

Muitos são os benefícios e malefícios das redes sociais e poderíamos listar vários outros aqui neste artigo. Entretanto, mais importante do que conhecê-los, é saber utilizá-los para o bem estar do seu filho. Aprenda a regrar, quando necessário, o acesso a essas redes, como também, estimular quando você julgar necessário. O importante é sempre garantir o equilíbrio.

Quais você acredita serem os benefícios e malefícios das redes sociais? Compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×