Como os psicopedagogos e psicólogos ajudam no desenvolvimento da criança e do adolescente?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Colégio Boa Viagem Como os psicopedagogos e psicólogos ajudam no desenvolvimento da criança e do adolescente

O desenvolvimento da criança e do adolescente precisa ser acompanhado de perto e estimulado da maneira correta. O que for construído nesse momento impacta diretamente o futuro e por isso o cuidado precisa ser redobrado.

Diante dessa questão tão importante, psicopedagogos e psicólogos têm um papel fundamental no caminho a ser trilhado. Por isso, veja a seguir qual é o impacto que esses profissionais têm no desenvolvimento dos jovens.

Os psicopedagogos e psicólogos ajudam a resolver problemas de desenvolvimento

Os psicopedagogos e os psicólogos são profissionais altamente capacitados para resolver problemas de desenvolvimento. Se a criança ou adolescente tem algum problema mais grave de introspecção ou insegurança, por exemplo, o uso das técnicas corretas e a introdução às atividades adequadas leva a uma melhora no desenvolvimento.

Além disso, também é possível identificar problemas mais graves, como questões referentes a um transtorno de déficit de atenção (TDAH). Com um diagnóstico precoce é possível agir o quanto antes para não impedir o desenvolvimento da criança e do adolescente.

desenvolvimento da criança e do adolescente

Os profissionais podem ajudar a resolver conflitos

A socialização é uma das etapas de desenvolvimento das crianças e adolescentes e colabora até mesmo para o desenvolvimento cognitivo. Porém, é comum que diante da convivência surjam conflitos distintos.

Caso não sejam gerenciados da maneira correta, isso pode implicar em problemas pertinentes para todas as partes envolvidas. Um exemplo no ambiente escolar é o bullying. Como os jovens ainda estão se descobrindo, é possível que situações de opressão aconteçam.

É papel desses profissionais identificar esses problemas e trabalhar para que tanto a vítima quanto o agressor consigam ter um desenvolvimento saudável.

O desenvolvimento da criança e do adolescente é favorecido pelas descobertas

É bastante comum que as atividades propostas por esses profissionais tenham como objetivo revelar um novo aspecto da personalidade da criança ou mesmo ajuda a estimular a busca por novos interesses.

Para o desenvolvimento, isso é fundamental porque aumenta as possibilidades de atuação conforme o jovem vai se desenvolvendo. Por meio de atividades planejadas, por exemplo, uma criança ou adolescente pode descobrir um interesse particular em artes. A partir daí, é possível realizar um trabalho com o jovem para que ele desenvolva o seu máximo potencial.

O jovem consegue formar a identidade de maneira mais fácil

Um dos grandes desafios do desenvolvimento da criança e do adolescente é a construção de identidade. Seja devido às pressões externas, à falta de estímulos ou mesmo à falta de orientação, muitos têm dificuldade em construir uma identidade própria.

Essa falta de identidade, inclusive, atrapalha no desenvolvimento cognitivo em outras áreas, como a escolha de atividades ou mesmo de carreira. Com atividades programadas e orientadas, psicopedagogos e psicólogos conseguem fazer com que os jovens passem por um caminho mais simples até a construção de identidade.

Os psicopedagogos e psicólogos favorecem o desenvolvimento da criança e do adolescente ao resolver conflitos e problemas e ao estimular a construção de uma identidade sólida.

O que você pensa sobre o assunto? Compartilhe conosco suas ideias e opiniões.

Para ler mais conteúdo, acesse nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×