Socialização na infância: por que a escola tem um papel fundamental?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

socialização na infância

O humano é, naturalmente, um ser social. Vivemos em sociedade não apenas porque dependemos uns dos outros para sobreviver, mas também porque gostamos de compartilhar momentos e experiências com outros que são similares a nós.

A socialização, entretanto, precisa ser estimulada desde a infância, já que nem sempre apenas o fator instintivo pode fazer diferença na escolha da criança em interagir com outras pessoas ou não.

Aí que entra o importante papel da escola nesse contexto. Como esse ambiente pode favorecer a socialização na infância?

Ambiente com várias crianças diferentes

A escola, por si só, já é um ambiente muito favorável para a socialização na infância, afinal, é lá que a criança vai encontrar o maior número de pessoas e outras crianças completamente diferentes no seu dia a dia. É a escola o espaço em que o primeiro contato com outras educações, outras culturas e outras rotinas acontece para muitas crianças e, por isso, esse é um ambiente tão precioso para a socialização na infância.

O simples ato de se matricular em uma escola já é um passo importante.

Ensina sobre tolerância, espaço e convivência em grupo

O ambiente escolar é onde a maioria de nós aprendemos muito sobre o que é viver em sociedade. Lá aprende-se tolerância, afinal, convivemos com pessoas com pensamentos, ideologias e criações completamente diferentes das nossas. Aprendemos também a respeitar o espaço do outro e entender que nem tudo que queremos fazer o outro também quer. Cada pessoa tem seu tempo. E é no colégio que as principais regras de convivência em grupo se colocam em prática.

socialização na infância

É claro que, no começo, tudo pode ser muito assustador e desafiador para uma criança, entretanto, é nesse ambiente de novas descobertas que começamos a entender o que é viver em uma sociedade.

O relacionamento com adultos também é importante

Não é apenas o relacionamento com outras crianças que faz a diferença na socialização na infância. Conviver com outros adultos que não são seus pais, tios ou avós também é importante para a criança entender mais sobre regras e respeito. Nesse aspecto, o relacionamento com professores, coordenadores e outros funcionários da escola também é extremamente importante para desenvolver no seu filho uma melhor noção do que é viver em sociedade!

Crianças sociáveis se tornam adultos mais maduros e fáceis de se relacionar

A importância da socialização na infância é pensar em tornar a criança um adulto mais maduro e pronto para viver em sociedade. O relacionamento interpessoal é uma característica que é cada vez mais valorizada no mundo moderno e, por isso, a capacidade de conviver com diferentes tipos de pessoas já não é mais uma opção, mas sim uma necessidade.

Crianças que convivem com essa tarefa desde a infância se tornam adultos mais completos nesse aspecto social.

A socialização na infância é um cuidado que depende de pais e educadores

É claro que a escola tem um papel indispensável na socialização na infância, mas é sempre importante lembrar que ela depende de uma atenção dos pais também. Pais e professores atuam juntos na capacidade de desenvolver as crianças para viverem um futuro melhor em sociedade.

Como você tem trabalhado a socialização na infância na sua casa? E a escola que seus filhos estudam, é o ambiente certo para desenvolver essa característica essencial? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×